sábado, 15 de janeiro de 2011

Baileys

"Bebidinha de mulher" (rsrs)



Um licor levinho, doce, cremoso... Em 5 versões: Original, Caramelo, Café, Chocolate com menta e (supostamente) de Avelã (nunca vi, mas dizem que existe).

Licor feito a partir da combinação de whisky e creme de leite... dizem as más línguas que o álcool é adicionado e não derivado do whisky de sua composição. E que ao contrário do que dizem os produtores, deve conter conservantes - RABaileys declara não ser necessário, pois o álcool daria estabilidade suficiente para manter as "qualidades" e preservar o leite, de qualquer forma, na versão pura é possível sentir o odor alcóolico e uma certa aspereza na garganta que não ocorre com os whiskies mais envelhecidos...

Tomado "on the rocks" é excelente, apesar do baixo teor alcóolico (cerca de 17%), vale a pena, pois a presença do gelo quebra e atenua o "bouquet" alcóolico e reduz "doçura" e deixa o licor mais delicado. E na versão Chocolate com menta, o gelo acentua o frescor da menta (embora eu prefira o Irish Cream - original).

O dito cujo licor é quase um curinga quando se trata de combinações... vai bem na sobremesa (até mesmo a Häagen-Dazs aderiu e criou o sorvete de Baileys :) ), em drinks, puro... É claro, para os apreciadores da bebida, pode soar afrontoso banhar uma bola de sorvete de creme ou de Chocolate Belga (HD) bem balanceada com Baileys... masss... gosto é gosto, não é mesmo?

Numa dessas andanças, poderia recomendar a vocês, o drink Baileys Crema do Vanilla Caffè, à base de Baileys, café, sorvete, syrup de macadâmia e chocolate, batidos com gelo, muuuuito gelo...
 
 Outra versão interessante e adaptável ao "Home made", proveniente de terras geladas é a combinação de Baileys, morango batido com "leite condensado" (não é exatamente leite condensado, mas é a idéia), syrup de "blueberry", vodka (Grey Goose) e muito gelo. 

(Mas cá entre nós, até mesmo um capuccino trivial pode ser transmutado num néctar orgásmico com uma dose de Baileys! :D )

Nenhum comentário:

Postar um comentário