sábado, 26 de março de 2011

Vegetarianismo indiano - Gopala Hari

Bem , cá estou a produzir mais um "post" gastronômico... começo a desconfiar da propensão fortemente "orgastronômica" da coisa toda... desloquei o devorar ávido de culturas distantes (mas de realidades estranhamente familiares) com os olhos e ouvidos do cinema, para o devorar com o olfato e com a boca...

Recentemente, tive o prazer de ser apresentada a um delicioso e aconchegante restaurante lactovegeteriano indiano: o Gopala Hari. A entrada do restaurante se dá de um pequeno portão que, através de uma  escadaria curta, nos leva a pisos superiores - isto é, ele está instalado numa espécie de sobreloja/sobrado (na Rua Antônio Carlos, 429 - um cruzamento da Rua Augusta, sentido centro). Porém, existe um detalhe que poderá confundir o transeunte desavisado - como eu, na ocasião: o Gopala Hari praticamente compartilha das paredes com o seu vizinho-irmão, o Gopala Madhava (ainda não sei ao certo a história da cissiparidade do Gopala Prasada - que aparentemente deu origem - dividiu-se nesses dois).

Mas a confusão não está apenas no nome, pois o sistema de refeições, a decoração parecem seguir mais ou menos a mesma linha - o que contribui para pensar que são quase o mesmo estabelecimento... ainda terei que fazer uma visita ao vizinho para tirar a prova dos nove e descobrir, de fato, quem é quem!

Enfim, voltemos ao importante... o Gopala Hari tem uma decoração caracterizada com ares indianos... e isto se aplica também à forma de sentar-se à mesa... Além das convencionais mesas e cadeiras que poderíamos encontrar em qualquer restaurante simples... o Gopala Hari tem "mini-mesas" individuais (isto provavelmente deve ter um nome específico, mas dado o avançado da hora e do cansaço daquela que vos escreve...), acompanhadas de almofadas (sim, para sentar-se ao chão) com tapetes recobrindo o chão, tudo isso distribuído em saletas que podem propiciar um clima intimista e aconchegante para grupos de até 6 a 10 pessoas.

O cardápio é fixo, sempre com duas opções de entrada, prato principal e sobremesa por dia (funciona de segunda à sábado), sendo que o menu dos sábados é intercalado entre pares e ímpares. O preço também é fixo... é possível combinar as duas opções e experimentar tudo o que se tem direito no dia... além disso, existe também a opção "metade" voltada para os que comem menos ;) (que inclusive, saciou-me a contento e na medida certa!).

A despeito da fama de comida indiana = apimentado, o Gopala Hari surpreendeu com a leveza, a harmonia e delicadeza de seus temperos, aromas e combinações... refeição leve, natural e saborosíssima! Embora eu não seja vegetariana, tenho notado que a cozinha naturalista e vegetariana tem me conquistado cada vez mais... e com tal qualidade não seria nem um pouco difícil de abdicar da carne nossa de todos os dias (e poupar algumas vidas).

Ah, detalhe, não se esqueça de provar o "tchai" na hora da saída! (fica despretensiosamente numa mesinha de canto, na passagem da escadaria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário