segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Etiquetas psiquiátricas de transtornos inventados

Depois de um longo e tenebroso inverno sem dar sinal de vida por aqui (deve ser uma depressão ciclotímica, hehehe) deixo este videozinho... Acho-o um pouco radical, masss... de reflexão relevante.

Não faço parte de nenhum grupo ou movimento anti-manicomial, mas de fato há uma grande banalização dos transtornos mentais... a revisão do DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - desenvolvido pela APA - American Psychiatry Association) vem num momento delicado da história psiquiátrica, em meio a um tumultuado debate sobre a "queda" dos parâmetros "objetivos" para a classificação diagnóstica, com a proposição de um modelo multidimensional (que a princípio contemplaria de modo mais  "humano", as nuances tão inerentes ao "SER" humano), criticado por ser pouco objetivo...

Tal abordagem quase que vai contra a corrente crescente das classificações objetivas, baseadas em genoma, exames de imagem, em listagem de sintomas e a inclusão em determinado diagnóstico de forma quantitativa (tal como o CID - Classificação Internacional das Doenças e do atual DSM-IV). Mas os mais de 15 de DSM-IV com a diagnose "objetiva" e "quantitativa" rendeu uma banalização preocupante, que é criticada no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário